Páginas

A corrida do ouro no Brasil no século XIII

A corrida do ouro no Brasil no século XIII

A descoberta, do ouro no Brasil provocou uma verdadeira “corrida do ouro”. Brasileiros de todas as partes, e até mesmo portugueses, passaram a migrar para as regiões euríficas, buscando o enriquecimento rápido. Doce ilusão, pois as explorações de minas de ouro dependiam de outros investimentos mão-de-obra( escravos africanos), equipamentos e compra de terrenos. Somente os grandes proprietários rurais e grandes comerciantes conseguiram investir neste lucrativo mercado.
Além do quinto, Portugal cobrava de cada região eurífica certa quantidade de ouro( aproximadamente 1000 kg anuais). Quando esta taxa não era paga, havia a execução da dirima neste caso, soldados entravam nas residências e retiravam os bens dos moradores até completar o valor devido. Esta cobrança gerou muita revolta entre a população.

Revoltas

As cobranças excessivas de impostos, as punições e a fiscalização da coroa portuguesa, provocaram reações na população. Varias revolta ocorreram neste período. Podemos citar a revolta de Felipe de Santos, que era contrário ao funcionamento das casas de fundição. A própria Inconfidência mineira(1789), surgiu da insatisfação com as atitudes da metrópole.

A exploração das jazidas

Havia dois tipos de extração naquela época. A Faiscação e a Lavra. A Faiscação correspondia a pequena extração, o trabalho do próprio garimpeiro que era um homem livre, que usava poucos recursos e de algumas vezes tinham pequenos ajudantes. Esses ajudantes poderiam ser escravos ou outros homens livres que estivessem dispostos a submeter-se a mineração.
Essa atividade acontecia geralmente nas regiões ribeirinhas, e na maioria das vezes de maneira irregular, este cenário torna-se mais comuns pelos fins dos séculos XIII, quando a mineração entra num processo de Franca decadência.
Já a lavra é bem diferente do processo de faiscação. As lavras correspondiam as empresas que depunham de ferramentas. Especializadas para o trabalho de extração nas jazidas. Sua principal mão-de-obra. Eram os escravos africanos.
A lavra foi o tipo de exportação. Mais freqüentes no auge da mineração. Grandes investimentos foram responsáveis pela construção de grandes, empreendimentos e obras na região aurífera.
Alunos: Rogério, Hemerson e Dioner - do 2º ano "B" - Vespertino da Escola Estadual Nova Canaã - Projeto Informativo Escolar - Professor: Roberto.



4 comentários:

  1. d) o ouro beneficiou apenas a Inglaterra, que financiou sua exploração.
    Deikson lourenco do 2°ano B vespertino da escola Estadual Nova Canaã- projeto informativo escolar -Professor:Roberto.

    ResponderExcluir
  2. muito bomm oque eu acheii que eu estava presisando na minha pesquisa foi dimais muito bom emmm......

    ResponderExcluir