Páginas

História de Sinop - MT

Com o lançamento do Edital para o Concurso Público da Prefeitura de Sinop - MT, resolvemos que seria interessante postar um material para auxilar os candidatos no seu estudo.

História de Sinop - MT

Sinop é um município brasileiro do estado do Mato Grosso. A cidade de Sinop é resultado da política de ocupação da Amazônia Legal Brasileira, desenvolvida pelo Governo Federal na década de 1970.
O seu nome (topônimo) deriva das letras iniciais da Colonizadora que projetou a cidade, Sociedade Imobiliária Noroeste do Paraná.
Sendo a quarta maior cidade deste estado, sua população em 2014 é estimada em 126 817 habitantes, o que coloca Sinop em 224º lugar no Brasil, 114º lugar entre os municípios interioranos e 4º lugar no estado. Possui uma área de 3.194,339 km². É conhecida como a Capital do Nortão, sendo atualmente polo de referência em todo o norte mato-grossense.

Origem

No início dos anos 70, tem início a construção de uma cidade no Norte de Mato Grosso originada de uma empresa, a Sinop Terras, que se origina da Gleba Celeste, dividida em 5 lotes. A construção de Sinop se assemelha a construção de Brasília, ocorrida mais de 10 anos antes, pois tanto uma quanto a outra foram construídas muito rapidamente (em poucos anos) e a colonização inicialmente se deu por paranaenses, mas logo, num fenômeno de explosão populacional, se estendeu aos brasileiros de todas as regiões do país, principalmente do Sul, Nordeste e Norte do Brasil.

Famílias Pioneiras

As famílias pioneiras de Sinop vieram em sua maioria dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e começaram a chegar nos anos de 1972 e 1973. Dentre elas: Família Olímpio João Pissinati Guerra, Família Braz Claro dos Anjos, Família Mauri Weirich, Família Osvaldo Paula, Família Plínio Calegaro, Família Dirceu de Césaro, Família Stanislau Belgrovicz, Família Antônio Sechi, Família Osmar Jordan, Família Aleixo Schenatto, Família Lindolfo Trierweiler, Família Alcides Shimidel, Família Arlindo Joanucci, Família Adelço José dos Santos, Família David de Marchi.

Fundação

A fundação da cidade de Sinop ocorreu no dia 14 de setembro de 1974 e contou com a presença de inúmeras autoridades, dentre elas o Ministro do Interior Maurício Rangel Reis e o Governador de Mato Grosso José Fragelli.

Distrito

A cidade foi elevada à categoria de Distrito em 1976, através da Lei 3.754 de 29 de junho de 1976, assinada pelo governador José Garcia Neto. Neste mesmo ano, seus primeiros moradores elegeram para representar a cidade junto ao município de Chapada dos Guimarães, o pioneiro Plínio Calegaro.

Município

Apenas cinco anos após a sua fundação, a cidade de Sinop, alcançou  a sua autonomia política através da Lei 4.156 de 17 de dezembro de 1979, assinada pelo Governador Frederico Campos.
Inicialmente o município de Sinop contava com uma área de 48.678 km². Além da sede do município passaram a fazer parte de Sinop os Distritos de Vera, Santa Carmem, Claudia e Marcelândia.

Comarca

A comarca de Sinop foi criada no ano de 1984 e foi instalada no ano de 1985, quando tomou posse o 1º Juiz da Comarca DR. Antonio Paulo da Costa Carvalho e o 1º Promotor Público, Dr. Hélio Fridolino Faust.

Administrações Municipais

Após a criação do Município de Sinop, foi nomeado pelo Governo do Estado o pioneiro Osvaldo Paula para administrar a nova cidade até que ocorressem as eleições previstas para o ano de 1982, quando foi eleito o 1º Prefeito de Sinop.
GERALDINO DAL MASO – Primeiro Prefeito eleito de Sinop. Administrou o município por 06 anos de 1983 - 1988.
ADENIR ALVES BARBOSA – Administrou o Município no período de 1989 - 1992.
ANTONIO CONTINI – Administrou o Município no período de 1993 - 1996.
ADENIR ALVES BARBOSA – Administrou o Município pela segunda vez no período de 1997 – 2000.
NILSON LEITÃO – Administrou o Município no período 2001 – 2004. Reeleito, iniciou o seu segundo mandato no ano 2005 e terminou em 2008.
JUAREZ COSTA – Atual Prefeito de Sinop, cumpriu o seu 1º mandato no período de 2009 a 2012 e foi reeleito para o 2º mandato que compreende o período de 2013 – 2016.

Fontes: Site da Prefeitura de Sinop MT e Wikipédia 
Imagem: Galeria de fotos do site da Prefeitura de Sinop MT
Edital do concurso no Site do Portal Transparência Prefeitura e no Pci Concurso


Nenhum comentário:

Postar um comentário